Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eryngium falcifolium Irgang EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-06-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Eryngium falcifolium é uma espécie campestre com distribuição restrita, que abrange parte do Estado de Santa Catarina e possivelmente do Rio Grande do Sul. Embora não constem do banco de dados, são conhecidos apenas dois registros da espécie para o Rio Grande do Sul. Dessa forma, é possível suspeitar que a AOO de E. falcifolium seja inferior a 500 km², e que esteja sujeitoa até cinco situações de ameaça. Seus habitats, campestres, estão em declínio contínuo de extensão e qualidade devido às atividades agropecuárias e silviculturais, apesar de a espécie ocorrer apenas em locais mais altos dos Aparados da Serra.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eryngium falcifolium Irgang;

Família: Apiaceae

Sinônimos:

  • > Eryngium longibractum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Potêncial valor econômico

​Descrita em Fl. Il. Rio Grande do Sul 9: 66 (1974).

Distribuição

Ocorre em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (CNCFlora, 2011; Fiaschi; Cota, 2012).

Ecologia

Erva perene com ocorrência nos Campos de Cima da Serra. Fértil de janeiro a fevereiro (CNCFlora, 2011).

Ameaças

1.1.1 Crop
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Substituição por lavouras

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Superpastejo

1.7 Fire
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Utilização excessiva do fogo.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Osecossistemas de pastagem natural, no Estado do Rio Grande do Sul, encontram-seem processo de permanente degradação em todo o mundo, em decorrência dosuperpastejo, da utilização excessiva do fogo ou simplesmente pela substituiçãopor lavouras. No Rio Grande do Sul, em 1942, esta formação vegetal ocupavacerca de 46,26% do território, enquanto atualmente ocupa cerca de 10,5 milhõesde hectares, ou seja, 37% do território, apesar de seu valor econômico, porconstituir a principal fonte de alimentação para o rebanho bovino e ovino do Estado,e do seu valor ecológico, dada a extraordinária diversidade de espécies (Maia et al. 2003).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Vulnerável" (VU) (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- P. FIASCHI; M. R. COTA. Eryngium falcifolium in Eryngium (Apiaceae) in Lista de espécies da Flora do Brasil., Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB102503>. Acesso em: 21/05/2012.

- MAIA, F.C.; MEDEIROS, R.B.; PILLAR, V.P.; ET AL. Composição, riqueza e padrão de variação do banco de sementes do solo em função da vegetação de um ecossistema de pastagem natural., 2003.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- Base de dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Eryngium falcifolium in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eryngium falcifolium>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/06/2012 - 21:14:38